Gente o assunto que vou escrever é bem triste e decepisionante,a cada dia eu vejo em revistas jornais ou nas tv garotas que morrem de anorexia, cada vez mais vemos pessoas tão magras que chegam a nos dar pena .Eu fico bem triste quando vejo modelos que morrem de anorexia eu penso poxa cadê a mãe delas para ajudar na hora em que elas mais precisam cadê??? é muito triste ver varias modelos no mercado da moda anorexicas será que eles não ligam para a saúde delas só se preocupam com suas grifes, marcas ou desfiles ??
Cadê a sensibilidade deles ?
Eu já passei por isso, já fui tão magra, que minha mãe foi que me levou ao medico, e lá a medica disse que se minha mãe demorasse mais um pouco pra ter me trazido, hoje eu poderia estar nem mais viva é bem triste por que eu estava no começo da anorexia mais eu não queria enxergar eu só queria ser bem magra eu estava tão obsessiva com o meu peso queria ser igual essas modelos de capa de revista que não vemos nenhuma barriguinha sabe bobagem minha que quase me matou ,mais eu ainda quero ser uma modelo mais não quero ser anorexica pra isso sou bem feliz com o meu peso agora e percebi que não preciso ser magra pra ser linda .Então quero dar algumas dicas super importantes a vocês.
A pessoa doente que sofre com a anorexia não consegue perceber que emagreceu demais e insiste em continuar emagrecendo,embora as pessoas comentem sobre sua magreza obsessiva.
Veja alguns sinais de anorexia :
Ter vergonha do corpo e esconde-lo usando roupas mais largas
Fiscalizar como a comida é feita e interferir no processo (não deixar com que coloque óleo no alimento)
Ter vergonha de comer em publico
Mentir dizendo que já almoçou ou jantou.
Ficar sempre chateada preocupada com a aparência sem energias
Mudar de comportamento
Fazer rituais como comer só metade do que colocou no prato .
Tomar medicamentos para emagrecer ou laxantes
Dormir só para não jantar .
Como é o paciente com anorexia?
O paciente anorético só se destaca pelo seu baixo peso. Isto significa que no seu próprio ambiente as pessoas não notam que um determinado colega está doente, pelo seu comportamento. Mas se forem juntos ao restaurante ficará evidente que algo está errado. O paciente com anorexia não considera seu comportamento errado, até recusa-se a ir ao especialista ou tomar medicações. Como não se considera doente é capaz de falar desembaraçadamente e convictamente para os amigos, colegas e familiares que deve perder peso apesar de sua magreza. No começo as pessoas podem até achar que é uma brincadeira, mas a contínua perda de peso apesar da insistência dos outros em convencer o paciente do contrário, faz soar o alarme. Aí os parentes se assustam e recorrem ao profissional da saúde mental.
Os pacientes com anorexia podem desenvolver um paladar estranho ou estabelecer rituais para a alimentação. Algumas vezes podem ser flagrados comendo escondidos. Isto não invalida necessariamente o diagnóstico embora seja uma atitude suspeita.
Depois de recuperado o próprio paciente, já com seu peso restabelecido e com a recordação de tudo que se passou não sabe explicar porque insistia em perder peso. Na maioria das vezes prefere não tocar no assunto, mas o fato é que nem ele mesmo concorda com a conduta insistente de emagrecer. Essa constatação no entanto não garante que o episódio não volte a acontecer. Depois de recuperados esses pacientes retornam a sua rotina podendo inclusive ficar acima do peso.
Há dois tipos de pacientes com anorexia. Aqueles que restringem a alimentação e emagrecem e aqueles que têm episódios denominados binge. Nesses episódios os pacientes comem descontroladamente até não agüetarem mais e depois vomitam o que comeram. Às vezes a quantidade ingerida foi tão grande que nem é necessário induzir o próprio vômito: o próprio corpo se encarrega de eliminar o conteúdo gástrico. Há casos raros de pacientes que rompem o estômago de tanto comerem.
Tratamento
O tratamento da anorexia continua sendo difícil. Não há medicamentos específicos que restabeleçam a correta percepção da imagem corporal ou desejo de perder peso. Por enquanto as medicações têm sido paliativos. As mais recomendadas são os antidepressivos tricíclicos (possuem como efeito colateral o ganho de peso). Os antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina têm sido estudados mas devem ser usados com cuidado uma vez que podem contribuir com a redução do apetite. É bom ressaltar que os pacientes com anorexia têm o apetite normal, ou seja, sentem a mesma fome que qualquer pessoa. O problema é que apesar da fome se recusam a comer. As psicoterapias podem e devem ser usadas, tanto individuais como em grupo ou em família.A indicação dependerá do profissional responsável. Por enquanto não há uma técnica especialmente eficaz. Forçar a alimentação não deve ser feita de forma rotineira. Só quando o nível de desnutrição é ameaçador. Forçar alimentação significa internar o paciente e fornecer alimentos líquidos através de sonda naso-gástrica. Geralmente quando se chega a isso torna-se necessário também conter (amarrar) o paciente no leito para que ele não retire a sonda.


Nenhum comentário:
Postar um comentário